PPGCOM - UFMA

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado em Imperatriz (600km de São Luís), marca o amadurecimento de um projeto que reúne docentes com formação em programas de pós-graduação tradicionais e que hoje, na UFMA, se reúnem, tendo como base a trajetória acadêmica como pesquisadores e uma ideia conjunta, sólida e coerente, que nasce de uma demanda regional. É o primeiro mestrado acadêmico da área implementado na UFMA, e traz contribuições diretas para solucionar o problema da ausência de formação na pós-graduação na região, especialmente no interior do estado. É importante destacar que a implementação desse programa na cidade de Imperatriz tem por objetivo suprir uma necessidade regional ainda carente na formação de recursos humanos. A intenção é oferecer uma formação continuada para alunos formados na Comunicação e áreas afins.


A área de concentração Comunicação Contemporânea delimita e dá forma às atividades de ensino e pesquisa do mestrado. Esta área se institui, neste sentido, como articuladora do conhecimento ao qual este curso se vincula, recortando e particularizando o foco das pesquisas e do tipo de formação promovidas por ele. Dentro desta, o mestrado acadêmico em Comunicação da UFMA se divide em duas linhas de pesquisa, “Tecnologia, Estética e Produtos Midiáticos” e “Rotinas, Práticas Profissionais e Processos Sociopolíticos” que sublinham um direcionamento para a investigação de dimensões e articulações da comunicação contemporânea.


O PPGCOM da UFMA/Imperatriz foi aprovado em 2018 e iniciou as atividades em 2019. Formou, em 2021, suas primeiras mestras e mestres e possui mais de 20 estudantes matriculados.

Para conhecer mais sobre o nosso Programa, acesse: www.ppgcom.ufma.br

Caso queira entrar em contato conosco, mande email para: ppgcomitz.ufma@ufma.br